Bem vindo!




Antologia significa coleção de flores, porém, com uso mais comum relacionado a coleção de trabalhos literários.

Chamo esse blog de 'minha antologia' na intenção de colecionar textos de diferentes naturezas em um só local.

Falo aqui dos meus interesses: literatura, linguistica, ensino,educação, música, arte e fé cristã.





Bem Vindo!



segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

FRANKENSTEIN




O título original é Modern Prometheus, porém mais conhecido como Frankenstein. É um romance de terror gótico de autoria de Mary Shelley,(1797 – 1851) filha do filósofo William Godwin e da escritora feminista Mary Wollstonecraft. Mary casou – se com o poeta Percy Bysshe Shelley que morreu em 1822.
O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que cria um monstro em seu laboratório tomado pela ânsia de alcançar a glória através da ciência. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos. Shelley relatou sua versão da gênese da história no prefácio à terceira edição de seu romance.
Embora a cultura popular tenha associado o nome Frankenstein à criatura, esta não é nomeada por Mary Shelley. Ela é referida como “criatura”, “monstro”, “demônio”, “desgraçado” por seu criador. Após o lançamento do filme Frankenstein em 1933 o público passou a chamar assim a criatura.
Frankenstein aborda diversos temas ao longo do texto, sendo o mais gritante a relação de criatura e criador, com óbvias implicações religiosas. Uma influência notável na obra é o poema Paradise Lost de Jonh Milton que aborda a criação do homem e sua queda.
É um clássico. Vale a pena ler.